O deputado federal Anthony Garotinho (PR) continua em situação confortável como pré-candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro. Conforme postagem em seu blog, ontem, ele lidera mais duas pesquisas de intenção de votos. A primeira, encomendada pelo PT ao Instituto Vox Populi, se restringiu apenas à cidade do Rio. Já a segunda abrange o Estado e foi realizada pelo Instituto Urich Pesquisa e Marketing.
A pesquisa do Vox Populi aponta Garotinho com 24%, enquanto o senador Lindbergh Farias (PT) aparece em segundo, com 21,2%. O ex-prefeito César Maia (DEM) chegou em terceiro, com 11,4%; já o vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), apoiado pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) é o último colocado, com apenas 8,8%. A pesquisa foi publicada na coluna Panorama Político, do jornalista Ilimar Santos, de O Globo. 
Garotinho comentou que o dado mais importante da pesquisa, o fato dela se restringir apenas aos eleitores da capital, foi escondida da nota na coluna publicada pelo Globo. "A pesquisa me coloca na liderança, mas faltou passar aos leitores do jornal uma informação essencial: os dados dessa pesquisa do PT se referem apenas à cidade do Rio de Janeiro", reforça o deputado, ressaltando: "nosso partido, PR, terminou no sábado, levantamento com dois mil eleitores no estado, já que a eleição é para governador, e não para prefeito, onde os números são bem diferentes e meu nome aparece com ampla vantagem sobre os demais".
Vantagem em vários cenários
A pesquisa realizada pelo Urich Pesquisa e Marketing, publicada no blog do Garotinho, ouviu 2.011 pessoas entre os dias 13 a 15 de junho. A margem de erro é de 2%. O ex-governador aparece também em primeiro lugar, numa primeira lista, com 28%; Lindbergh, com 18%; Pezão com 9%; César Maia com 7; Chico Alencar com 4%; Miro Teixeira com 1%. Brancos, nulo e nenhum com 10%; não sabe ou não opinou: 11%.
Numa segunda, Garotinho tem 32%; Lindbergh, 23%; Pezão, 11%; e César Maia, 7%. Os votos brancos, nulos e os que não votam em nenhum candidato, 14%. O grupo que não sabe ou não opinou, com 13%. Num terceiro cenário, Garotinho aparece com 32%; Lindbergh, 10%; e Pezão com 12. Os votos brancos e nulos somam 20%; os eleitores que não souberam ou não quiseram opinar, 16%. 
Garotinho saudou os resultados da sondagem e demonstrou satisfação com a pesquisa. "Como podem ver, lidero todos os cenários e em todas as regiões do estado, inclusive para minha alegria, também na capital, o que é confirmado pela pesquisa encomendada pelo PT mostrada no alto". 
Antes dos protestos
O ex-governador colocou como relevante o fato de estar em Brasília trabalhando, "enquanto o vice-governador é um palanque ambulante pelo Estado, mas ainda assim não sobe, apesar dos milhões que a máquina estadual despeja na sua campanha antecipada fora da lei". 
Sobre Lindbergh, Garotinho afirmou que, queira ou não, é o candidato da máquina federal, tem espaço na mídia e comanda os principais órgãos federais no Estado do Rio. Ele atribui a melhor posição nas pesquisas, inclusive na capital, ao reconhecimento do povo pelo seu trabalho como governador, e o "massacre" que tem sofrido da Rede Globo. "O povo não é bobo e sabe que fui massacrado pela Globo justamente porque contrariei os interesses da emissora e de poderosos". Garotinho destacou dado estatístico que considera importante: "a pesquisa foi fechada antes do início das manifestações de protestos no Rio. Os números hoje podem ser bem diferentes". fonte o diario
Nenhum comentário:
Postar um comentário