quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Campista é destaque no Encontro com Fátima Bernardes

Fátima leu a poesia do estudante Valmique, vencedora do concurso da Nasa
Fátima Bernandes e aluno campistaO aluno da Escola Municipal Getúlio Vargas, no distrito de Tocos, ganhador do prêmio “Cientista por um dia” da Nasa, Valmique Bento da Silva Oliveira, de 14 anos, participou na manhã desta quinta-feira (19) do Programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo.  Valmique esteva acompanhado da mãe dele e da professora de Língua Portuguesa, Marcela Silva Souza e Sílvia Helena Neto, respectivamente. Na última semana, o estudante recebeu o certificado de “Cassini Scientist for a day”, entregue pela primeira mulher a comandar uma missão na Estação Espacial Internacional, Peggy Whitson, em Houston (EUA).
 
Em um bate papo descontraído, a apresentadora Fátima Bernardes conversou com o vencedor do concurso, que falou sobre a nova rotina que está passando. Ao perguntar para Valmique se ele era apaixonado pelo espaço, a apresentadora se surpreendeu com a resposta do menino: “Não, eu sou apaixonado pela Língua Portuguesa”, disse.
 
Valmique disse também que teve a oportunidade de conhecer outros lugares e culturas diferentes.  “Eu quero ser pastor evangélico quando crescer. Sei que tenho que estudar muito. Vou fazer Faculdade de Teologia”, respondeu o aluno, ao ser perguntado pela Fátima Bernardes sobre o que queria ser quando crescer.
 
A professora de Valmique lembrou que todos os alunos fizeram a redação para concorrer ao prêmio e que Valmique foi o único que escreveu em forma de poesia. “Ele sempre se destacou em suas redações, ele cativa todo mundo quando lê, além de ser um menino carismático”, ressaltou. Marcela Silva Souza, mãe de Valmique, disse que se emociona todos os dias com o filho.
 
Para encerrar a participação de Valmique no programa, Fátima Bernardes começou a recitar a poesia vencedora do Prêmio e Valmique encerrou terminando de lê-la. 
 
Confira a poesia:
 
Como Iapetus, eu sou para você
 
“Eu tenho um passado
Que é como uma cadeia de montanhas:
Maior que o Everest.
E é impossível alguém descobrir o topo.
Mas o meu lado sentimental
Estava sempre voltado para você.
Algo muito intrigante sobre mim
É que minha metade
É coberta por uma substância brilhosa
Que eu revelo hoje o por quê!
É que o lado voltado para você
Estará sempre brilhando de felicidade
Porque está sempre comigo
Mas tenho uma metade escura
Que não irá descobrir
Porque lá está o meu passado
Que nunca será revelado.
Te amo, Saturno
Te escrevo: Iapetus.”fonte o diario

Nenhum comentário:

Postar um comentário