quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Corpo de menina que teve encefalite viral é sepultado

Pai de menina que morava no Parque Aurora falou sobre o caso ao Campos 24 Horas. Menina teve sintomas de meningite bacteriana, mas exames apontaram encefalite
enterro menina 1912
menina parque auroraForte emoção de familiares da menina de 5 anos, cu
jo corpo foi sepultado na tarde desta quinta-feira(19), no cemitério Campo da Paz, em Campos. Ela estava internada no Hospital Ferreira Machado(HFM) e morreu em razão de uma encefalite viral. Inicialmente houve suspeita de velório 1912 com legendameningite bacteriana. Em razão disso, as aulas foram suspensas no colégio onde ela estudada, no IPS.
O pai da menina, Alexandro Chagas, disse aoCampos 24 Horas que a menina começou a ter febre alta e vômito na manhã do último domingo, quando foi levada a UPA. No mesmo dia foi encaminhada para o Ferreira Machado, onde entrou em coma. Ela teve morte cerebral atestada na tarde de ontem.
Como a medicina explica Encefalite Viral A encefalite é uma doença rara. Ela é mais frequente no primeiro ano de vida, e suas ocorrências vão reduzindo com a idade. Pessoas muito jovens e idosos são mais suscetíveis a sofrer de um caso grave.
Os vírus podem causar uma inflamação do tecido cerebral. O tecido cerebral fica inchado (edema cerebral), o que pode destruir as células nervosas, resultar em sangramento (hemorragia intracerebral) e dano cerebral.
A encefalite costuma ser causada por uma infecção viral. Muitos tipos de vírus podem causá-la. A exposição a vírus pode acontecer por meio de:
  • Inspiração de gotículas respiratórias de uma pessoa infectada.
  • Alimentos ou bebidas contaminadas
  • Picadas de mosquitos, carrapatos ou outros insetos
  • Contato com a pele
Diferentes viroses surgem em localizações distintas. Muitos casos tendem a se concentrar em uma estação específica do ano.
A encefalite resultante do vírus herpes simples é a maior razão de ocorrência de casos graves em todas as faixas etárias, inclusive recém-nascidos.
Diversos vírus para os quais já há vacina também podem causar encefalite. Estes incluem:
  • Sarampo
  • Caxumba
  • Poliomielite
  • Hidrofobia
  • Rubéola
  • Varicela (Catapora)
Outros vírus que causam encefalite são:
  • Adenovírus
  • Coxsackievírus
  • Citomegalovírus
  • Vírus da encefalite equina oriental
  • Echo vírus
  • Vírus do Nilo ocidental
Pai falou ao Campos 24 Horas na noite de ontem
De acordo com informações de Alexandro Chagas, pai de uma menina de 5 anos, que teve morte cerebral na tarde desta quarta-feira(18) e óbito confirmado no final da noite pelo Hospital Ferreira Machado((HFM), foi descartada a possibilidade da morte ter sido motivada por meningite bacteriana.
Ele falou por telefone com a redação do Campos 24 Horas no início da noite desta quarta-feira, e disse que, segundo uma médica do Ferreira Machado, um exame feito em um material colhido da menina permite excluir a possibilidade de meningite bacteriana( ele se referiu ao exame do líquido que envolve o encéfalo e a medula espinhal).
“A médica me disse que foi encefalite viral. Um exame descarta meningite bacteriana como causa da morte. Minha filha já não responde a alguns toques, razão porque já é admitida sua morte cerebral”, disse o pai em contato com o Campos 24 Horas. O contato do pai com a redação do Campos 24 Horas ocorreu por volta das 19h15. No final da noite, o óbito foi confirmado.
O corpo da menina está sendo velado em uma das capelas do cemitério Campo da Paz, no Parque São Benedito.

HFM 2013Secretaria de Saúde acompanhou caso

De acordo com o site da Prefeitura de Campos, a Secretaria de Saúde acompanhou o caso, em virtude de uma suspeita de meningite. A matéria foi postada às 17h05, antes do pai falar com a redação do Campos 24 Horas e informar que a morte cerebral já era admitida.
Confira:
A Secretaria de Saúde está acompanhando o caso de uma criança de 5 anos de idade, do sexo feminino, moradora do Parque Aurora, com suspeita de meningoencefalite (meningite) viral. A direção de Vigilância em Saúde enviará amostras do líquido que envolve o encéfalo e a medula espinal para o Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ), nesta quinta-feira (19), para fazer o exame do líquor, a fim de identificar o agente causador.

- Os resultados preliminares são normais e demonstram que não há bactéria em crescimento. O quadro clínico sugestivo para meningite viral nos direciona, inicialmente, para descartar o bloqueio epidemiológico, que só acontece quando há quadro de meningite por hemófilos ou meningococo. Enviamos as amostras para o Rio e, se acusar alguma destas bactérias, prontamente, faremos o bloqueio – explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury.
A Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Marinéa Abude, disse que as aulas na Escola Municipal Professora Sebastiana Maria da Silva, no bairro IPS, onde a criança estuda, foram suspensas nesta quarta-feira (18), em caráter preventivo. “Como o diagnóstico preliminar apontou para um caso de meningite viral e não bacteriana, amanhã (19), retomaremos as aulas normalmente, conforme orientações técnicas da Vigilância em Saúde”, informou.
Quadro clínico – A paciente deu entrada na UPA com febre e vômitos em 15 de dezembro, mas foi liberada. No dia 16 de dezembro, o quadro evoluiu com choque séptico, sonolência e piora do quadro. Neste momento, a criança deu entrada no Hospital Ferreira Machado (HFM), onde segue internada, com quadro de encefalite viral.
Diferentemente da meningite bacteriana, a viral não tem vacina e o quadro é mais leve. Sua evolução é benigna, na maioria dos casos. Os sintomas se assemelham aos das gripes e resfriados. A doença acomete principalmente as crianças, que têm febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, inapetência e ficam irritadas. Pode ser prevenida com medidas básicas de higiene, como manter as mãos sempre limpas e só consumir alimentos livres de contaminação.fonte o diario

Nenhum comentário:

Postar um comentário