terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Feira Mãos de Campos: Santo Amaro e Farol

Apartir deste domingo (12), 15 barracas serão montadas com várias opções para moradores e veranistas
feira-maos-de-camposA Feira Mãos de Campos vai estar na Festa de Santo Amaro, com 15 barracas, a partir deste domingo (12) até a próxima quarta-feira (15), dia do padroeiro da Baixada Campista. O público vai encontrar várias opções nos setores de alimentação e confecção e trabalhos de ponto de cruz, entre outros. Para os devotos, blusas e lembranças com a imagem do santo. A informação é da coordenadora da feira, Sílvia Cordeiro.
O Farol de São Tomé também vai receber a Feira Mãos de Campos de Campos, a partir do próximo dia 17 até o final do Verão da Família 2014, com os 15 artesãos que estarão na Festa de Santo Amaro.  Segundo Sílvia Cordeiro, os artesãos terão boas oportunidades de aumentar as vendas, tanto na Festa de Santo Amaro, como na praia campista.
Praça São Salvador – A Feira Mãos de Campos volta a funcionar nesta quinta-feira (9), na Praça São Salvador, depois do recesso de final de ano. Segundo a coordenadora da Mãos de Campos, a feira vai funcionar na Praça São Salvador na quinta e na sexta, das 8h às 17h, com 11 artesãos, até o final do Verão da Família 2014.

Seminário de avaliação do governo

terça-feira, 07 de janeiro de 2013    -    Foto: Filipe Lemos / Campos 24 Horas – arquivo
Evento será aberto pela prefeita Rosinha e é voltado para quem ocupa cargos comissionados
Rosinha outubro 2013Começa nesta terça-feira(7), no Teatro Trianon, e se estende até quinta-feira (9), um seminário de avaliação do governo, promovido pela Prefeitura de Campos.  A prefeita Rosinha Garotinho abre o seminário a partir das 13 horas, e abordará a importância de se sonhar e trabalhar para tornar os sonhos realidade. O evento é voltado para os que ocupam cargos comissionados. Amanhã e na quinta-feira as palestras acontecerão na parte da manhã e tarde.
“Ela vai falar principalmente dos sonhos da população, que são uma cidade mais humana, fraterna, com uma educação de melhor qualidade e uma saúde ainda melhor”, disse o secretário de Governo, Suledil Bernardino em entrevista ao jornal O Diário. 

Aprovada verba de 8,5 milhões para construção do novo Hemocentro

segunda-feira, 6  de janeiro de 2014     -    Perspectiva: Secom
Verbas foram obtidas através de emendas parlamentares dos deputados Garotinho e Feijó
Hemocentro PerspectivaO município de Campos deu mais um passo para a construção do novo Hemocentro Regional. A proposta de R$ 8,5 milhões foi aprovada pelo Ministério da Saúde, através dos deputados federais Paulo Feijó e Anthony Garotinho. Feijó destinou R$ 4 milhões de emenda individual para a construção do novo hemocentro. O restante teve a participação do deputado Garotinho, líder da bancada do PR na Câmara.
- O novo Hemocentro Regional vai beneficiar a população não somente de Campos, mas de toda a região, agregando mais qualidade e aumentando a capacidade de atendimento. Tudo isso graças ao empenho pessoal do deputado federal Anthony Garotinho e à emenda parlamentar do deputado federal Paulo Feijó. Essa medida denota a importância que nosso município tem para a saúde da macrorregião Norte/Noroeste.
A notícia da construção do novo Hemocentro foi dada pela prefeita Rosinha Garotinho, em outubro de 2013, após audiência com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Neste mesmo mês, o município recebeu técnicos da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, que visitaram a unidade e o local proposto para a construção do novo Hemocentro, ao lado do Hospital Ferreira Machado, e reconheceram a necessidade de expansão.
Hemocentro pers.O presidente da Fundação Municipal de Saúde, José Manuel Moreira, disse que o novo Hemocentro será um avanço para o município. “A tendência é que o número de doações aumente. Funcionários, doadores e pacientes terão um espaço moderno, mais humanizado e confortável”, afirmou José Manuel. 

Rosinha lança Novo Programa de Coleta Seletiva

segunda-feira, 6  de janeiro de 2014    -    Foto: Filipe Lemos / Campos 24 Horas
Lançamento seu deu no Farol de São Tomé, no estande da Secretaria de Meio Ambiente
farol coleta 3Farol coleta 2Farol coleta 1Com a meta de quadruplicar a coleta seletiva no município, a prefeita Rosinha Garotinho lançou nesta segunda-feira (6), na Praia do Farol de São Tomé, o novo programa, que passará a coletar 400 toneladas de lixo reciclado por mês. O material será recolhido por oito caminhões da concessionária Vital Engenharia Ambiental. Segundo Rosinha, a coleta seletiva será feita apenas de material seco, como papel, vidro, metal e plástico, e já começa a partir desta terça-feira (7) na praia campista.
- Este é um sistema diferente. Ao invés de ter uma lixeira para cada lixo depositado, serão duas, para que possamos separar o lixo seco do lixo úmido, aquele que não é reciclável. Estamos começando o novo programa no Farol, devido ao grande número de visitantes e veranistas – disse Rosinha. 
A prefeita ressaltou que haverá um trabalho de conscientização em todas as creches e escolas da rede municipal e nas casas que são visitadas pelos agentes de endemias do Centro de Controle e Zoonoses (CCZ). “A nova coleta vai contribuir para o meio ambiente e para a geração de empregos, pois novas cooperativas de ex-catadores serão inseridas no processo”, revelou.
Farol coleta 4O secretário de Governo, Suledil Bernardino, informou que todas as secretarias e fundações estarão envolvidas dentro da filosofia do programa, que é cadastrar as famílias que queiram aderir à coleta seletiva. “A ideia é ter um número expressivo de colaboradores do governo participando do novo programa”, declarou.
O secretário de Limpeza Pública, Praças e Jardins, Jorge Rangel, informou que foram ampliados os cadastros de domicílios. Ele acrescentou que a meta é cadastrar cerca de 500 domicílios por mês, chegando de 10 mil a 12 mil pontos em Campos. Só na praia campista serão mais 200 pontos cadastrados.
- Nós estamos hoje com uma equipe da secretaria no Farol fazendo o cadastramento de cada moradia. Depois, vai outra equipe, para fazer a demarcação do ponto – disse o secretário, acrescentando que após o verão a coleta será mantida no Farol


Mutirão contra a dengue começa em Farol

segunda-feira, 6 dezembro de 2013   -    Foto: Filipe Lemos / Campos 24 Horas
Equipes da prefeitura percorram imóveis nesta manhã em Farol de São Tomé
Farol dengue 2Farol dengue 3Começou na manhã desta segunda-feira(6) o mutirão de prevenção e combate à dengue em Campos. Os trabalhos tiveram início em Farol de São Tomé e prosseguem até 6 de maio, nos distritos e bairros da cidade. Equipes do CCZ, Secretarias de Obras e Limpeza Pública e da Vital Engenharia percorrem imóveis e terrenos.
 - O objetivo do mutirão é promover a retirada de materiais inservíveis em terrenos baldios e imóveis nos distritos e bairros, por meio de ação integrada, além de promover a conscientização da população sobre a necessidade do combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Mais de 115 mil imóveis serão visitados em 17 semanas de ações, sendo 24 mil somente em Farol. Trata-se de um trabalho extra, que vai além do trabalho diário, de rotina, já feito pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em toda a cidade – disse o vice-prefeito Doutor Chicão.
farol dengue 1Ao todo, 127 agentes do CCZ, 30 funcionários da Secretaria de Limpeza Pública, Praças e Jardins – além das duas equipes da Vital Engenharia que atuam permanentemente, e outros 15 agentes da Secretaria de Obras, Urbanismo e Infraestrutura estarão envolvidos na força tarefa, que começará na rodoviária, no Centro da praia campista. Depois, os agentes seguirão em direção ao Xexé e ao Lagamar. “Serão utilizados quatro caminhões, duas retroescavadeiras, uma patrol, dois carros de coleta seletiva com som acoplado, três ônibus, duas kombis e 40 mil sacos de lixo”, informou Doutor Chicão.
Funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Vigilância Sanitária, unidades de saúde de Farol e da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes colaboram com o trabalho de prevenção, fazendo a distribuição de panfletos e materiais educativos.
Clique aqui e confira o cronograma:
farol dengue  4

Calendário oficial de feriados em 2014 no Diário Oficial

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014     –     Foto: Reprodução
Suspensão em dias de jogos da Copa do Mundo ainda não foram publicados
calendárioEm 2014, apenas cinco feriados cairão em dias úteis. Portaria do Ministério do Planejamento, publicada hoje (6) no Diário Oficial da União, estabelece o calendário oficial de feriados para os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais.
As demais datas, este ano, serão em fins de semana.
A portaria não estabelece se nos dias dos jogos da Copa do Mundo, entre 12 de junho e 13 de julho, em 11 capitais e no Distrito Federal, os expedientes serão suspensos.
São feriados nacionais, em 2014, as seguintes datas:
1º de janeiro – Confraternização Universal (quarta-feira)
18 de abril – Paixão de Cristo (sexta-feira)
21 de abril – Tiradentes (segunda-feira)
1º de maio – Dia do Trabalho (quinta-feira)
7 de setembro – Dia da Independência (domingo)
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (domingo)
2 de novembro – Dia de Finados (domingo)
15 de novembro – Proclamação da República (sábado)
25 de dezembro – Natal (quinta-feira)
São considerados pontos facultativos os dias:
3 de março – segunda-feira de carnaval
4 de março – terça-feira de carnaval
5 de março – Quarta-Feira de Cinzas (até as 14h)
19 de junho – Corpus Christi (quinta-feira)
28 de outubro – Dia do Servidor Público (terça-feira)
24 de dezembro – véspera da Natal (a partir das 14h)
31 de dezembro – véspera de Ano-Novo (a partir das 14h)
Além desses, as datas comemorativas de credos e religiões, de caráter local ou regional, podem ser respeitadas, mediante autorização da chefia imediata do trabalho do servidor, para posterior compensação. Caberão aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência.

Procon/Campos dá dicas para “volta às aulas”

segunda-feira, 6 de janeiro de 2013
Instalações, conteúdo pedagógico, transporte, alimentação e segurança devem ser analisadas
volta as aulasPassadas as festas de fim, os pais de alunos agora se movimentam para garantir aos filhos um ano letivo proveitoso e sem atropelos. Para os alunos que estão começando a vida escolar, este ano, os cuidados são maiores mas os pais dos alunos já matriculados em anos anteriores também devem ficar atentos. Para isso, o Procon elaborou uma extensa lista de cuidados que os pais devem adotar para que tudo saia conforme o desejado. 
De acordo com a secretária executiva do órgão, Rosangela Tavares, as instalações, o conteúdo pedagógico, o transporte, a alimentação e a segurança dos alunos devem ser profundamente analisadas pelos pais. “Para cada idade e série, deve haver uma orientação específica”. 
- Quando o aluno é mais novo, deve ser estimulado a interagir com seus colegas e, para isso, um bom espaço físico é fundamental. Nas séries mais avançadas, o aluno já deve ser incentivado a acreditar que as mudanças de segmento e, em alguns casos, de escola, podem ser interessantes para moldar seu caráter e reafirmar sua independência -, destaca Rosangela Tavares.
Veja as dicas:
Mensalidade – Na verdade, a legislação brasileira reconhece a anuidade e não a mensalidade como fator de contratação. A lei federal nº 9.870/99 regula essa prestação de serviço, atenuando os eventuais conflitos. Pela lei, as escolas devem afixar a planilha com os custos e os valores das mensalidades 45 dias antes da data de término da matrícula.
É importante ressaltar que havendo inadimplemento, por qualquer motivo, o aluno não pode ser prejudicado; São terminantemente proibidas a suspensão de provas, retenção de documentos, aplicação de penalidades ou qualquer outra penalidade ao aluno. É vedada a instituição de ensino, por falta de pagamento, rescindir o contrato no curso do ano letivo.
Primeiro dia de aula – Para aqueles alunos que terão sua primeira aula é importante que os pais, mesmo com toda a preocupação que sabemos existir, devem passar segurança, incentivando a participação dos filhos e não demonstrando sua aflição com separação.
Transporte – Escolher um bom transporte escolar para seus filhos também deve ser prioridade. Na hora de decidir qual o transportador mais adequado é importante checar se o profissional segue as normas previstas no código brasileiro de transito. Ao firmar o contrato de prestação de serviço é preciso constar por escrito tudo o que for combinado entre as partes, principalmente a identificação e o telefone, bem como as condições gerais, como: período de vigência; horário e endereço de saída e chegada; valor da mensalidade; data e forma de pagamento; índice e forma de reajuste; percentual de multa e encargos.
Alimentação – Se a escola possuir cantina, oriente seus filhos sobre o consumo de produtos saudáveis. Se a merenda for preparada na própria residência, tenha cuidados com higiene no preparo, produtos de boa qualidade e o armazenamento correto.
Conteúdo escolar – Além das instalações adequadas, os pais devem priorizar as instituições que trabalhem com um conteúdo moderno, que estimulem as habilidades dos alunos. O aluno deve ser incentivado a estabelecer prioridades e saber dividir os horários para lazer, estudo, etc. Como não se pode identificar de imediato se o conteúdo é satisfatório, busque informações com outros pais e alunos que já estão na instituição.
Uniformes – De acordo com a lei federal 8.907/94 o uso de uniforme obrigatório deve seguir algumas regras:
- As escolas públicas e privadas, da rede de ensino do País, que obrigam o uso de uniformes aos seus alunos, não podem alterar o modelo de fardamento antes de transcorridos cinco anos de sua adoção.
- Os critérios para a escolha do uniforme escolar levarão em conta as condições econômicas do estudante e de sua família, bem como as condições de clima da localidade em que a escola funciona.
- O uniforme a que se refere o caput só poderá conter, como inscrição gravada no tecido, o nome do estabelecimento (não pode haver publicidade).
- O programa de fardamento escolar limita-se a alunos de turnos letivos diurnos.
Material escolar – A solicitação de material escolar de uso obrigatório pelo aluno é de livre escolha da instituição, que, no entanto, não pode exigir desses a compra de material de uso coletivo, cuja lista pode ser acessada na “Cartilha do Estudante”, fornecida gratuitamente pelo Procon em sua sede e também no stand do Farol de São Tomé. Ainda em janeiro, o órgão municipal de defesa do consumidor irá divulgar a tabela de preços dos principais itens usados pelas instituições. Serão 10.000 tabelas que serão distribuídas gratuitamente à população.
- O que é regra para os pais de alunos é que a escola tenha uma proposta pedagógica compatível, com equipamentos modernos, ambiente adequado e profissionais preparados, onde os filhos possam ser bem adaptados e crescerem como cidadãos -, finaliza Rosangela Tavares.

Estudantes já podem se inscrever pela internet no Sisu

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014     –     Foto: Arquivo
Ao se inscrever, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência
concursoOs estudantes que querem concorrer a uma vaga de ensino superior em instituições públicas podem se inscrever a partir de hoje (6) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A inscrição é feita exclusivamente pela internet e vai até o dia 10. Pode se inscrever no Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não tirou nota zero na redação. Confira aqui.
O estudante vai precisar do número de inscrição e da senha no Enem. Quem estiver sem esses dois números pode recuperá-los no site do exame. O estudante concorre às vagas disponíveis no Sisu com as notas no Enem, mas não é preciso tê-las em mãos no momento da inscrição. Quando o candidato insere no site o número de inscrição e a senha, o Sisu recupera, automaticamente, as notas obtidas no exame.
Ao se inscrever no Sisu, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.  É possível mudar essas opções durante todo o período de inscrição. O candidato também precisa definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas à lei federal de cotas ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. Pela lei federal de cotas, as instituições devem reservar pelo menos 25% das vagas do Sisu para alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.
Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com essa informação.
Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.  A  nota de corte é a menor para ficar entre os potencialmente selecionados. Ela é apenas uma referência para auxiliar o candidato a monitorar sua inscrição e não é garantia de seleção para a vaga ofertada.
Durante o período de inscrição, o candidato pode consultar a classificação parcial na opção de curso escolhido em seu boletim na página do Sisu. Essa classificação é apenas uma referência e pode ser vista pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições.
Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e o boletim de acompanhamento irá trazer a classificação e o resultado final. O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares e aquele selecionado na segunda opção poderá aderir posteriormente à lista de espera. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de janeiro e o da segunda, no dia 27.

Schumacher passa por novo exame; resultado preocupa

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014    -    Foto: Arquivo
O ex-piloto alemão já foi submetido a duas cirurgias para dreno de hematomas
SchumacherO diário francês Journal du Dimanche divugou uma atualização sobre o estado de saúde de Michael Schumacher, internado há oito dias em um hospital na cidade de Grenoble em coma induzido. De acordo com a publicação, o ex-piloto alemão passou no sábado por um eletroencefalograma, e o resultado foi alarmante.
O jornal divulgou tal informação baseado em declarações de “fontes internas” do Centro Hospitalar Universitário de Grenoble. De acordo com as pessoas ouvidas, a tomografia craniana (uma varredura pelo cérebro do paciente) foi realizada no sábado e apresentou um resultado “muito ruim”, causando “preocupação” nos médicos.
Schumacher foi internado no último domingo, 29 de dezembro, depois de sofrer um importante traumatismo craniano enquanto esquiava nos Alpes franceses – ele perdeu o equilíbrio e bateu a cabeça contra uma rocha, em uma pista não delimitada na estação de Méribel.
O ex-piloto alemão já foi submetido a duas cirurgias para dreno de hematomas e redução da pressão intracraniana, mas ainda é mantido em coma artificial. É impossível traçar um prognóstico sobre recuperação ou sequelas enquanto ele não retomar a consciência.
A equipe médica que cuida de Schumacher não se pronuncia desde a última terça-feira, 31 de dezembro. Na ocasião, os especialistas avisaram que não falariam com a imprensa enquanto não houvesse alterações no quadro clínico do ex-piloto, que desde então estaria em situação “crítica, porém estável”.
As únicas informações oficiais sobre o estado de saúde de Schumacher foram dados por Sabine Kehm, porta-voz do ex-piloto alemão. O último comunicado havia sido publicado no sábado, quando ela inclusive condenou as especulações não oficiais sobre o quadro clínico do heptacampeão mundial de Fórmula 1.

Após interferência da Câmara, Águas do Paraíba faz obras

Atualizado: segunda-feira, 6 de janeiro de 2014    -    Foto: Arquivo
Após a realização de duas sessões especiais, a concessionária apresentou plano de ações e já iniciou os trabalhos em Guarus
Magal 2013 capaA Câmara de Vereadores continua a interceder em busca de soluções políticas para a melhoria das condições de abastecimento de água e coleta de esgoto em bairros de Campos junto à empresa Águas do Paraíba.  No final do ano de 2013, após a realização de duas sessões especiais, solicitadas pelo vereador Jorge Magal, e depois da criação de uma Comissão Extraordinária de Trabalho,  a concessionária apresentou um plano de ações e já iniciou os trabalhos em Guarus.
“Fizemos a audiência pública e em seguida entramos em um acordo para a construção da rede de esgoto em vários bairros de Guarus. Houve uma reunião no mês de setembro na Vila Olímpica do Parque Guarus, onde contamos com a presença de engenheiros da secretaria de Obras, da EMHAB (Empresa Municipal de Habitação Urbanização e Saneamento), representantes da Águas do Paraíba e da comunidade. Neste encontro eles fecharam o compromisso conosco para a realização de obras na região”, explicou Magal.
De acordo com o vereador, será construída uma elevatória para viabilizar a coleta de esgoto nos seguintes pontos: Parque Guarus, São Matheus, Lebret, Cidade Luz, Parque Aldeia, Fundão, Vera Cruz e Parque São José. “As obras já começaram na Avenida Campista e as primeiras ruas beneficiadas são a Rua Cambuci, Rua Rio Claro, Avenida Friburgo, Avenida Campista e Mangaratiba”, afirmou o vice-presidente da Casa.
As obras começaram 30 dias após a reunião. “Essa tubulação também vai fazer a coleta de esgoto no Parque Presidente Vargas, Parque Alvorada, Calabolço, Parque Bandeirante, Nova Campos, Custodópolis, a grande Santa Rosa, Parque Santa Clara, Parque Novo Mundo, Parque São Jorge e Parque Prazeres. Já a tubulação de água será colocada no Parque Jardim Boa Vista e no Parque Palmares. Segundo os representantes da empresa, até 2015 tudo estará pronto. Estamos sempre atentos em busca de soluções para antigos problemas enfrentados pela população de Guarus quando o assunto é água e esgoto”, concluiu Jorge Magal, que também é vice-presidente do Legislativo.fonte o diario

Nenhum comentário:

Postar um comentário